domingo, 25 de novembro de 2012

Ciências (Oitavo Ano do E.F. II) - Sistema Excretor/Urinário


O corpo humano, assim como o dos outros seres vivos, produz substâncias durante as atividades da célula. Muitas delas não são aproveitadas pelo organismo e, principalmente as tóxicas, são excretadas, isto é, eliminadas do corpo.
As excretas são lançadas das células para o líquido que as banha, o líquido intersticial, e daí são passadas à linfa e ao sangue. Essas excretas serão eliminadas do corpo. Na excreção, ocorre também a eliminação de parte da água do organismo.
A produção de suor está relacionada, principalmente, à regulação da temperatura do organismo, e não à excreção, porque, em relação ao sistema urinário, o suor elimina pequena quantidade de excretas.
A excreção é realizada principalmente pelos rins, que fazem parte do sistema urinário.

Estrutura do sistema urinário
O sistema urinário produz e elimina a urina. Esse sistema é composto por dois rins e pelas vias urinárias, que são dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Rins
Os rins são órgãos que se situam na cavidade abdominal, acima da cintura e logo abaixo do diafragma; há um rim de cada lado da coluna vertebral.
Eles são de cor vermelho-escura e têm o formato semelhante ao de um grão de feijão, porem bem maiores. Em uma pessoa adulta, cada rim mede cerca de 10 centímetros de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura.
Os rins se ligam ao sistema circulatório através da artéria renal e da veia renal; com as vias urinárias, pelos ureteres.

-Estrutura dos rins
O córtex renal é a parte mais externa do órgão. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.
A medula renal contém numerosos tubos coletores de urina.
A pélvis renal coleta a urina e a conduz até os ureteres.

-O trabalho dos rins
Os rins filtram todo o sangue do corpo que passa por eles, removendo substâncias que são tóxicas ou que estão em excesso.
O sangue é transportado pelas artérias renais até penetrar nos rins. Nesses órgãos, o sangue é filtrado, sendo extraídos os resíduos tóxicos como ureia e de outras substâncias, por exemplo, de alguns remédios e outras drogas. Após ser filtrado, o sangue sai dos rins e retorna à circulação pelas veias renais. Ou seja, os rins funcionam articulados com o sistema circulatório ou cardiovascular.
O trabalho dos rins evita que a pressão - tensão arterial -, o volume e a composição química do sangue se alterem muito, o que poderia colocar em risco a saúde e até mesmo a sobrevivência do organismo.

Vias urinárias
A urina é produzida nos rins. Antes de ser eliminada, passa pelas vias urinárias que são formadas por dois ureteres, bexiga e uretra.

-Ureteres
São dois tubos musculares finos que conectam os rins com a bexiga urinária. Numa pessoa adulta, medem cerca de 30 cm de comprimento cada um.
Os ureteres coletam a urina produzida nos rins e a transportam até a bexiga.

-Bexiga urinária
É um orgão muscular, elástico, com formato de uma bolsa, ques está situado na parte inferior do abdome, onde desembocam os ureteres.
A bexiga recebe e armazena temporariamente a urina. Ela reserva, em média, até 300 ml de urina, mas pode reter até 800 ml.
Na parte inferior da bexiga, encontra-se um esfíncter - músculo circular que fecha a uretra e controla a micção, isto é, o ato de urinar. Quando a bexiga está cheia, o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção à uretra, de onde, então, ela é lançada para fora do corpo.
Em média, uma pessoa adulta elimina cerca de 1,5 litro de urina por dia. A produção de mais ou menos urina depende de vários fatores como a quantidade de líquido ingerido, algumas doenças, uso de diuréticos, entre outros.

-Uretra
É um tubo, também muscular, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo.
A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente urina. A masculina mede cerca de 20 cm e transporta para o exterior do corpo urina e esperma, mas não ao mesmo tempo.
O pequeno comprimento da uretra feminina somado ao fato de que a abertura do canal uretral, a vagina e o ânus estão muito próximos acarretam, mesmo em mulheres com hábitos higiênicos corretos, maior risco de contaminação da vulva e da uretra por microorganismos, tais como as bactérias intestinais.
Por isso, infecções urinárias são mais frequentes em mulheres do que em homens.

Como se forma a urina
A urina é formada nos néfrons, unidade urinária dos rins, em duas etapas: filtração do sangue e reabsorção de substâncias úteis.
Na filtração, as diversas substâncias - a água, os sais minerais, a glicose, os aminoácidos, algumas vitaminas e a ureia - são filtradas do sangue, entrando nos rins. As moléculas muito grandes, como, por exemplo, as proteínas e as células do sangue, não são filtradas e continuam na corrente sanguínea.
Quando o líquido filtrado passa para o túbulo renal, ao longo desse tubo ocorre a segunda etapa desse processo: a reabsorção.
As substâncias úteis ao organismo que foram filtradas - grande parte da água e dos sais minerais, a glicose, os aminoácidos e as vitaminas - são reabsorvidas e, em seguida, passam para os capilares sanguíneos que envolvem os néfrons, vão para as veias renais e voltam para a circulação sanguínea.
Após a reabsorção, uma parte da água e dos sais minerais, com a ureia e outras substâncias tóxicas ou que estavam em excesso no sangue, permanece nos túbulos renais. Essa composição constitui a urina.

Composição da urina
A urina é um produto da filtração do sangue, sendo um líquido ligeiramente ácido, de cor clara, amarelada e transparente. Sua composição é de aproximadamente 95% de água e substâncias como ureia, ácido úrico, cloreto de sódio, fosfato, sulfatos (sais de cálcio, de magnésio, de potássio, etc.) e outras substâncias.
O nível dessas substâncias na urina varia de acordo com a dieta alimentar, o uso de medicamentos e diversos outros fatores.

COMPLEMENTAÇÃO DO CAPÍTULO - Excreção

Excreção > corresponde a eliminação de resíduos (substâncias químicas que não são úteis ao corpo) produzidos nas células durante as reações químicas.
Esses resíduos são denominados EXCRETAS.
Ex: Gás carbônico, Amônia, Ureia, Ácido Úrico.
O sangue recebe das células os resíduos e transporta-os até os órgãos excretores que irão eliminá-los do organismo.
Órgãos excretores:
-Pulmões - Excretam gás carbônico através do ar expirado.
-Pele - excreta ureia e ácido úrico através do suor.
-Rins - excretam ureia e ácido úrico através da urina.

OBS: A quebra dos AA nas nossas células produz um resíduo chamado amônia (substância altamente tóxica). Para ser eliminada do corpo, este resíduo se une a uma imensa quantidade de água.
Então, como somos animais terrestres, não podemos eliminar a Amônia, porque não podemos perder muita água (desidratação).
Como nosso organismo resolve este dilema?
-Toda amônia produzida nas células é recolhida pelo sangue e transportada para o fígado, onde será transformada em ureia (substância menos tóxica do que a amônia). A ureia, para ser eliminada do corpo, se une a uma razoável quantidade de água. Em seguida, o fígado joga o resíduo ureia no sangue, que o transporta para os rins e para as glândulas sudoríparas (produtoras de suor).
Isso é vantajoso para o organismo pois economiza muita água.

OBS:
1- As proteínas do plasma, por serem moléculas grandes, não são filtradas pelos rins, isto é, não atravessam a membrana plasmática das células renais.
2- As substâncias filtradas pelos rins (moléculas pequenas) formam um líquido chamado de Filtrado. Esse filtrado é constituído de substâncias úteis ao organismo e resíduos (substâncias inúteis ou tóxicas).
3- As substâncias úteis serão absorvidas pelo sangue, isto é, os rins devolvem para o sangue essas substâncias. São elas a glicose, AA (aminoácidos), vitaminas, sais minerais, água.
4- Os resíduos e o excesso de substâncias úteis não serão reabsorvidos pelo sangue. São elas: excretas (ureia e ácido úrico), excesso de água e sais minerais. Essas substâncias que permanecem nos rins vão formar a urina.
5- A urina é formada de água, sais minerais, ureia e ácido úrico.
6- Hemodiálise - É uma técnica artificial usada quando a pessoa possui rins deficientes, isto é, quando os rins não conseguem retirar do sangue (filtração) as excretas (ureia e ácido úrico), portanto este aparelho funciona como um rim artificial.

Um comentário:

  1. as substancias uteis que não são excretadas vão para onde?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua dúvida aqui.